O curso tem por objetivo facilitar as relações entre os profissionais que atuam na gestão de crises, em especial no contexto de missões internacionais de paz. Este processo tem por base a troca de conhecimento e de experiências entre os discentes. Na oportunidade são ministradas, por militares da GNR, instruções sobre os principais tópicos referentes ao tema. São abordados, dentre outros, o papel do mentor e seus desafios, técnicas de comunicação em ambientes interculturais negociação e mediação.
O Brasil está representado, por meio do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), por Oficiais da PMMG, PMESP e PMRN. Também participam do curso representantes de Cabo Verde, Espanha, França, Itália, Portugal e Romênia.
Para os Oficiais brasileiros, a participação no curso é uma oportunidade ímpar que possibilita o conhecimento e o estudo de conceitos e práticas adotadas pela União Europeia na atividade de mentoring no contexto de gestão de crises. A grade curricular do curso possui um conteúdo diversificado e envolvente que conduz os discentes para uma percepção diferente do papel e dos desafios do mentor enquanto agente de mudanças em cenários específicos. Estão sendo abordados, dentre outros assuntos, aspectos como a comunicação em contextos interculturais, negociação e apresentações de experiências em missões internacionais de paz.
O intercâmbio de experiências e de boas práticas adotadas no que se refere à gestão de crises, em seu conceito macro, permitirá aos representantes brasileiros o retorno ao país com um olhar diferente para a proposição de estratégias direcionadas ao contexto policial militar, em suas diversas ramificações.
O Rio Grande do Norte está representado pelo Capitão PM Barreto. Policial Militar com grande experiência em ações de Choque.
Com informações: PM\Assecom