Policiais civis do Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) deflagraram, na noite de quarta-feira (06), a “Operação Navalha”, que resultou na prisão em flagrante de um policial civil, de 52 anos, pelos crimes de peculato e tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, a ação teve início após investigações que apontaram um possível uso irregular de uma viatura caracterizada para realização de segurança privada. A prisão ocorreu no bairro Vale do Sol, no município de Parnamirim, na Grande Natal.
As investigações da Polícia Civil indicavam que uma viatura caracterizada da Polícia Civil, pertencente à 8ª Delegacia de Polícia de Natal (8ª DP), estava sendo usada para fazer segurança privada em um condomínio localizado em Parnamirim, na Grande Natal. As equipes do DECCOR-LD acompanharam a viatura e confirmaram que ela estava sendo utilizada pelo suspeito para fins pessoais, caracterizando desvio de função. Durante as diligências, constatou-se um consumo excessivo de combustível, cerca de três vezes superior à média das demais viaturas das delegacias distritais, o que gerou um prejuízo estimado de R$6.500,00 aos cofres públicos em um curto período de tempo.
Na abordagem realizada ontem, o veículo oficial estava saindo do condomínio. O policial civil foi conduzido ao DECCOR-LD, ocasião em que foram encontradas em sua mochila 39 pedras de uma substância semelhante a crack, além de sete porções de uma substância que aparentava ser maconha, papéis de seda e sacos plásticos. Diante dos fatos, ele foi autuado também por tráfico de drogas.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça que não transige com atos criminosos independente de quem seja o autor nem compactua com desvios de conduta e que os fatos serão devidamente apurados para responsabilização penal e administrativa dos envolvidos. Com a criação da Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Cogepol) e a criação da delegacia para apuração de crimes funcionais, as operações de controle e fiscalização de condutas internas serão intensificadas. Instituída pelo Decreto Nº 34.089, a Corregedoria-Geral da PCRN foi formalizada na última quarta-feira (06) como órgão de controle interno, disciplina e fiscalização, com atuação tanto preventiva quanto repressiva em casos de infrações disciplinares e penais cometidas por policiais civis.
A “Operação Navalha” faz alusão à necessidade das instituições cortarem na própria carne e afastarem os servidores que praticam ilícitos usando sua função pública para tal intento.