
A Polícia Civil recolheu na tarde desta nesta quinta-feira (6) as cinzas que causaram queimaduras em fiéis durante missa de Quarta-feira de Cinzas (5) em Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar. O material vai passar por perícia e pode auxiliar na investigação do caso.
Alguns fiéis relataram reações na pele após receberem a marca da cruz na testa. O caso aconteceu na missa das 19h, na Paróquia de São José.
De acordo com padre responsável pela celebração, Ronney Galvão, a confecção das cinzas é uma tradição da Igreja Católica aplicada no início da quaresma – o período de 40 dias de preparação para a Semana Santa -, e simboliza que os humanos são pó, além de representar um chamado para que os católicos vivam “a radicalidade dos exercícios quaresmais”.
Em nota, a Paróquia de São José emitiu informou que a preparação das cinzas “foi feita como de costume, absolutamente normal, como todos os anos”.
O padre Ronney afirmou não ter informações de quantas pessoas podem ter sofrido queimaduras e que nunca havia presenciado situação semelhante. “Vou completar quatro anos como padre e estou em Carnaúba dos Dantas há um ano. Nunca aconteceu uma eventualidade como esta. Aqui em Carnaúba dos Dantas também nunca aconteceu algo parecido”, disse.
g1rn