SELO BLOG FM (4)

Polícia deflagra operação e prende sócio de laboratório que fez testes errados de HIV no RJ

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (14), Walter Vieira, sócio do laboratório PCS Lab Saleme, foi preso no Rio de Janeiro. A operação, conduzida pela Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil do estado, é a primeira fase da Operação “Verum”. Segundo informações da CNN, a prisão está relacionada a testes equivocados de HIV que resultaram na infecção de seis pessoas após transplantes de órgãos, realizados na rede pública de saúde do Rio de Janeiro.

O caso ganhou notoriedade quando seis pessoas foram infectadas com HIV após receberem órgãos transplantados. Os testes nos doadores, realizados pelo PCS Lab Saleme desde dezembro de 2023, foram centralizados sob suspeita após o incidente. Como resposta, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) iniciou uma revisão dos exames conduzidos pelo laboratório e testou novamente órgãos de outros 288 doadores no estado.

A operação envolveu cerca de 40 agentes, cumprindo quatro mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. O governador Cláudio Castro declarou em nota que o crime é “inaceitável” e reforçou o compromisso do Estado em penalizar os responsáveis. O Ministério Público do Rio de Janeiro também instaurou um inquérito civil, refletindo a gravidade do caso e a necessidade de rápida ação judicial.

Terra Brasil Notícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui