
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, na noite desta terça-feira 28, quatro integrantes de uma organização criminosa interestadual originária do Rio de Janeiro. A ação fez parte de mais uma fase da “Operação Combate Organizado”, deflagrada no município de São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal.
De acordo com a corporação, os suspeitos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. As investigações apontam que o grupo mantinha vínculo com uma facção sediada no Rio de Janeiro, envolvida na expansão do tráfico de entorpecentes e na prática de homicídios na região.
Após a prisão, os quatro homens foram conduzidos ao Plantão da Polícia Civil em Parnamirim.
A operação é conduzida pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR). Segundo a Polícia Civil, o objetivo da ofensiva é intensificar diligências relacionadas a homicídios e reprimir a atuação de grupos criminosos que utilizam o domínio territorial e a intimidação da população como forma de controle.
No início deste mês, outras cinco pessoas ligadas à mesma organização foram presas durante incursão na localidade conhecida como “Bica”, também em São José de Mipibu. Na ocasião, foram apreendidas duas armas de fogo, drogas, balanças de precisão e cerca de R$ 15 mil em espécie. Três adolescentes também foram apreendidos por atos infracionais análogos ao tráfico e à associação criminosa.
A “Operação Combate Organizado” é realizada de forma integrada entre a DHPP, DEICOR e a Divisão de Polícia do Interior (DIP), com o objetivo de desarticular grupos criminosos que utilizam o domínio territorial como instrumento de poder e ameaça à ordem pública.
As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros integrantes da organização criminosa. A Polícia Civil reforçou que informações sobre atividades ilícitas podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa por meio do Disque Denúncia 181.
Agora RN

