A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, suspeito por furto mediante fraude. A prisão foi realizada no bairro Tirol, na zona Leste de Natal. A ação foi feita por policiais civis da 4ª e 5ª delegacias da capital, na última sexta-feira (11), mas só foi divulgada nesta segunda-feira (14). Segundo as investigações, o homem integra um grupo que estaria aplicando o chamado “golpe do chocolate”.
As vítimas eram contatadas por meio de aplicativos de mensagens. Inclusive, o contato ocorria em datas comemorativas, como aniversários. Os suspeitos, então, passavam-se por representantes de conhecidas marcas de chocolate e informavam do “presente surpresa” comprado por um suposto conhecido. Para tanto, as vítimas deveriam pagar, por meio de cartão de crédito, apenas o valor da entrega a ser realizada por um suposto motoboy.
No momento do pagamento, tinha-se acesso aos dados do cartão de crédito das vítimas. Posteriormente, várias compras eram feitas em nome delas através dos dados obtidos. O prejuízo causado às vítimas foi estimado em cerca de R$ 60 mil. Cinco delas reconheceram o suspeito preso, que realizou dois golpes no bairro do Tirol, dois golpes no bairro de Candelária e um golpe em Lagoa Nova. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações continuam com o intuito de identificar e prender os demais envolvidos. A Instituição reforça a importância da retirada do capacete para a identificação dos entregadores, uma medida simples que, todavia, pode inibir a ação de criminosos.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.