SELO BLOG FM (4)

Polícia Civil alerta consumidores contra golpes na Black Friday

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte orienta que os consumidores tenham muita cautela com as compras durante a Black Friday, que começa nesta sexta-feira (24), para que não sejam vítimas de golpes. Uma parcela considerável de crimes é realizada mediante o uso fraudulento do cartão de crédito. “Além das dicas oriundas da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), nós orientamos que os consumidores acompanhem com atenção as transações realizadas com o uso do cartão de crédito. Uma dica é para que o titular do cartão o insira nas máquinas, evitando que terceiros possam se apoderar de dados constantes no cartão, como o código de segurança. Certos dados podem ser usados de forma fraudulenta para compras futuras, as quais poderão ser realizadas por golpistas”, alertou o diretor de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), delegado Júlio Costa.

Com o intuito de orientar o consumidor, a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) elencou algumas atitudes que podem ser tomadas pelos consumidores, para que não sejam vítimas de crimes:

01) Produtos com preços muito baixos devem merecer atenção. Faça pesquisas sobre a credibilidade da loja em sites que analisam lojas virtuais.

02) Cuidado com links de lojas virtuais que você receberá em suas redes sociais e aplicativos. Falsas empresas utilizam links que podem levar o cliente até uma página de golpe. Assim, sempre digite o nome da loja direto em seu navegador e escolha lojas virtuais já conceituadas no mercado.

03) Os bancos e operadoras de cartão de crédito informam se houve compra debitada em sua conta e enviam mensagens para o usuário. Realize cadastros para receber tais avisos.

04) Boa parte dos golpes é feita mediante pagamento com uso de boletos bancários. Prefira pagar com cartão de crédito.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui