A European Security Academy (ESA), maior empresa privada de formação em segurança militar e de proteção de autoridades do Mundo, com sede na Polônia, chega ao Brasil para trazer o que há de mais atual em treinamentos para as forças militares estaduais e federais, além dos vigilantes e operadores privados(Segurança de executivos).
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB), cedeu as suas instalações do centro de ensino da PM/PB para a ESA- Brasil objetivo de oferecer uma experiência única ao militares que participarão do Curso que acontecerá entre os dias 16 a 20 de dezembro, tendo contato com métodos e estratégias, as quais eram privilégio somente as forças especiais da Europa e do Oriente Médio.
Também estará presente e trazendo seu know-how de mais de 25 anos atuando na formação de mais de 5000 alunos (militares e policiais), o Diretor Operacional da European Security Academy, o Polonês Tomasz Bryl, também com um currículo amplo na área de atuação operacional e na formação de operadores de segurança do mundo todo.
O curso é de antiterrorismo ou contra terrorismo. Será a primeira vez que as forças de segurança pública do nordeste inicia a qualificação nessa área.
O objetivo é combater o terrorismo chamado “Novo Cansaço”, além de se preparar para eventos a nível internacional que trazem autoridades, líderes políticos e empresários estrangeiros, visando a proteção desses, assim como as instalações.
O curso vai oferecer instruções simuladas com treinamento noturno. Simulação de confronto a curta e longa distância. Percepção de ameaça e neutralização de ameaça. Conceitos dos diversos tipos de terrorismo com vídeos reais de ações de esquadrões anti terrorismo.