A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira o esquema de segurança que será aplicado para a decisão do Campeonato Potiguar entre ABC e América-RN, neste sábado, às 16h, no Estádio Frasqueirão, em Natal. O efetivo vai contar com cerca de 500 policiais extras do BPChoque, Rocam e Cavalaria, que estarão envolvidos na operação e espalhados pelos principais corredores de acesso ao estádio. O planejamento prevê a distribuição de policiais próximos a bares, com patrulhamentos táticos e abordagens aos torcedores, para evitar conflitos entre torcidas e contra a PM, como a que ocorreu no Clássico Rei no dia 20 de março, pela terceira rodada do segundo turno do estadual, onde torcedores do ABC atiraram rojões contra os policiais militares.
A operação vai contar ainda com o auxílio de inspetores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Civil. Em caso de briga e confusão nas imediações do Frasqueirão, durante a partida, os torcedores serão encaminhados para a Delegacia de Apoio e Juizado Especial Criminal. Já os casos considerados crimes, envolvendo torcedores, após o horário do jogo e no trajeto ao estádio, serão direcionados à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal, que fica no bairro de Candelária.
Alterações no trânsito
Uma das pistas da Rota do Sol, no sentido Pirangi/Natal, será isolada pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual e o fluxo de veículo desviado para Rua Alfredo Dias de Figueiredo, em Cidade Verde. Desse modo, não será permitido estacionar nessa área de segurança. Haverá também a realização da Operação da Lei Seca, com blitz após a final.