
Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (25/8) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia tanto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) em um eventual segundo turno nas eleições de 2026. O levantamento foi realizado entre 17 e 21 de agosto de 2025, por meio de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.
A pesquisa simulou três cenários diferentes: um com Bolsonaro e Lula, e outros dois sem o ex-presidente.
Naquela em que o ex-presidente aparece como candidato ao lado de Lula, ambos iriam para o segundo turno, após empatarem tecnicamente com 35,2% e 34,8% dos votos, respectivamente. No segundo turno, entretanto, Jair Bolsonaro ganharia com 44,4% contra 41,5%.
Já em um cenário sem o ex-presidente, que está inelegível até até 2030, o petista poderia ir ao segundo turno contra Michelle Bolsonaro, que ganharia o pleito com 43,4%. Lula emplacaria 42,3% dos votos.
Em outra hipótese, Lula até chegaria em um segundo turno contra o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Porém, o resultado seria um empate numérico: 41,9% para cada um.
Metrópoles

