SELO BLOG FM (4)

Para evitar greve de caminhoneiros, governo zera imposto de importação de pneus

MEDIDA TEM OBJETIVO DE REDUZIR IMPACTOS DA CRISE SOBRE A CATEGORIA E HAVIA SIDO PROMETIDA POR BOLSONARO NA SEMANA PASSADA. FOTO: MARCELO PINTO

O governo reduziu nesta quarta-feira (20) de 16% para zero a tarifa de importação de pneus para transporte de cargas. O corte havia sido prometido na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, diante do descontentamento dos caminhoneiros com os impactos da crise econômica e as ameaças de uma nova paralisação nacional, como ocorreu na greve dos caminhoneiros em 2018.

A medida é uma reivindicação da categoria e está em segundo lugar entre os itens mais caros de manutenção do caminhão, só perdendo para o diesel.

O rebaixamento da tarifa de importação foi decidido nesta quarta-feira pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). O objetivo é reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil, informou o Ministério da Economia.

De acordo com nota divulgada pela Camex, a medida atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura. A pasta justificou que o transporte de cargas no país passa por dificuldades decorrentes das restrições econômicas causadas pela pandemia de Covid-19.

Empresas do setor alegam que a demanda adicional à oferta, o aumento dos preços das commodities no mercado internacional e a variação cambial no país têm pressionado fortemente os preços dos pneus no mercado nacional.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui