O governo federal enviou, até o momento, quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que tentam sair de Israel após o ataque surpresa do grupo extremista Hamas, no último fim de semana. A expectativa do Executivo é retirar, até domingo (15/11), 905 brasileiros que estão na área de conflito.
O primeiro voo com brasileiros repatriados deixou Tel Aviv, capital de Israel, no início da tarde dessa terça-feira (10/10), e chegou ao Brasil na madrugada dessa quarta-feira (11/10). A aeronave KC-30 pousou no Aeroporto Internacional de Brasília com 211 passageiros.
A segunda aeronave tem previsão para aterrissar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão, no início da madrugada desta quinta-feira (12/10), com 214 brasileiros resgatados.
O terceiro avião, um KC-390, decola de Tev Aviv às 17h desta quinta, tem a primeira escala em Recife, capital de Pernambuco, na manhã de sexta-feira (13/10), e segue para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A previsão é de que 60 brasileiros retornem ao país nesta aeronave.
A quarta aeronave deve deixar Tel Aviv no início da noite de sexta. A previsão é de que ela chegue ao Brasil no fim da noite de sábado (14/10), por meio do Galeão, com 210 brasileiros.
A quinta decola de Tel Aviv no fim da tarde de sábado e chega ao Brasil no fim da noite de domingo, também pelo Galeão, com 210 passageiros.
O ministro da Defesa, José Múcio, informou que a ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de repatriar todos os brasileiros que demonstrarem interesse em sair da região de conflito.
Metrópoles