SELO BLOG FM (4)

Paes chama chanceler alemão de “filhote de Hitler” e deleta post

FOTO: TOMAZ SILVA

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deletou a postagem na qual chamou o chanceler alemão, Friedrich Merz, de “filhote de Hitler vagabundo” e “nazista”. O texto havia sido publicado nesta terça-feira (18), após o diplomata afirmar que os jornalistas alemães estavam felizes de ir embora de Belém do Pará, sede da COP30.

Na publicação excluída, o gestor carioca havia dito:

– Como meus amigos Igor Normando [prefeito de Belém] e Helder Barbalho [governador do Pará] são muito educados, eu digo aqui o que eles pensaram: filhote de Hitler vagabundo! Nazista – disparou.

Em seguida, o prefeito apagou o texto e fez uma nova postagem arrefecendo os ânimos e fazendo um aceno ao Itamaraty:

– Já dei minha desabafada de hoje. Fiquem tranquilos no Itamaraty. Viva a amizade Brasil e Alemanha que me emociona! – escreveu.

A fala polêmica foi proferida por Merz no Congresso Alemão do Comércio. Na ocasião, ele exaltou a Alemanha como “um dos países mais bonitos do mundo” e menosprezou Belém, capital paraense.

– Minhas senhoras e meus senhores, vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Eu perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil, na semana passada: “Quem de vocês gostaria de ficar por lá?” Ninguém levantou a mão. Ficamos todos felizes por, especialmente daquele lugar onde estávamos, termos voltado para a Alemanha na noite de sexta para sábado – declarou.

Paes não foi o único a rebater o chanceler. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Belém é melhor que Berlim, capital alemã, durante inauguração da ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) nesta terça.

– O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: “Ah, eu fui ao Pará, mas voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim”. Ele, na verdade, devia ter ido num boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará – criticou o petista.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui