SELO BLOG FM (4)

Oposição ironiza Lula com meme do BC: ‘vontade de gastar sem poder’

FOTO: REPRODUÇÃO

Um bem-humorado alerta do Banco Central sobre controle de gastos domésticos foi visto como crítica à gastança do governo do presidente Lula (PT) e celebrado pela oposição como uma reação do presidente do órgão, Roberto Campos Neto, ao ataque do petista à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de não reduzir os juros da Selic. O meme usa imagens do filme de animação “Divertidamente 2”, em que uma das personagens se apresenta como a emoção “vontade de gastar sem poder”.

O post foi reproduzido por opositores do presidente como uma mensagem do BC para Lula e para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Um dos que repostaram a publicação com tom de ironia foi senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do rival do governo do PT e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Manter as emoções sob controle ao fazer compras é essencial para evitar gastos impulsivos. Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item. Estabeleça um orçamento e siga-o rigorosamente. Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas. Quer mais dicas sobre como tomar decisões financeiras mais seguras e eficazes?”, diz o Banco Central, na publicação em seu perfil do Instagram.

A publicação também foi criticada por governistas como se fosse uma confirmação da acusação de Lula de que Campos Neto estaria atuando como partidário de seu antecessor e adversário, Jair Bolsonaro, que nomeou o chefe do Banco Central no governo passado.

Na semana passada, sob ataque de Lula a Campos Neto, o Copom do Banco Central interrompeu um ciclo de queda da Selic, iniciado em agosto do ano passado, quando a taxa estava em 13,75%. E manteve os juros no atual patamar de 10,5% ao ano, ignorando o presidente da República e reafirmando sua autonomia conquistada no governo de Bolsonaro.

Com informações do Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui