SELO BLOG FM (4)

“Operação Shamar”: Em 10 dias, Polícia Civil do RN prendeu 21 homens por violência doméstica

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), realizou, durante dez dias da “Operação Shamar”, 21 prisões de suspeitos por violência doméstica em todo o Rio Grande do Norte. 

Desde o dia (21/08), quando foi deflagrada a operação, a Polícia Civil do RN prendeu 21 homens, registrou 191 Boletins de Ocorrência e concluiu 146 Inquéritos. Até o momento, 275 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foram atendidas. 

A ação da Polícia Civil faz parte da “Operação Shamar”, deflagrada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “Shamar” é uma palavra do hebraico que remete a cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar. Foi escolhida para nomear a operação em referência ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pela defesa da mulher. 

Em nível nacional, a coordenação da Operação “Shamar” compete à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), que conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID). 

Canais de denúncia:

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180. No Rio Grande do Norte, a Polícia Civil também disponibiliza o Disque Denúncia 181, sempre resguardando o anonimato de quem procura ajuda. Todos os números disponíveis funcionam gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui