Oito adolescentes em situação de exploração sexual foram resgatadas e doze pessoas presas durante a operação Caminhos Seguros no Rio Grande do Norte. O resultado final foi apresentado na manhã desta quarta-feira 22 pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). As prisões aconteceram em Natal, Parnamirim e Tibau do Sul. Um dos mandados foi cumprido por policiais civis da DP de Canguaretama na cidade de Mataraca, na Paraíba.
A operação Caminhos Seguros foi realizada em todo o território nacional ao longo das três primeiras semanas de maio, sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio das secretarias de Segurança Pública de cada estado. O objetivo foi intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes através de ações repressivas e preventivas.
Ao todo, 181 agentes de segurança participaram da operação, que contou com efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia e apoio da Polícia Rodoviária Federal.
As equipes realizaram 246 diligências e 147 fiscalizações em locais suspeitos de atuarem direta ou indiretamente com a exploração sexual. Também foram realizadas palestras e ações educativas de conscientização e prevenção. Pelo menos 15 vítimas foram atendidas e 25 Boletins de Ocorrência (BOs) registrados.
Um dos destaques da operação foi um flagrante ocorrido no dia 10, em Natal. A ocorrência terminou com uma mulher presa pelos crimes de submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual infantil. Duas adolescentes foram resgatadas.
Números
- Prisões: 12
- Adolescentes resgatadas: 8
- Agentes empregados: 181
- Diligências: 246
- Locais fiscalizados: 147
- Vítimas atendidas: 15
- BOs registrados: 25