
A Polícia Federal do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), no município de Maxaranguape, a Operação Vicarius. O objetivo é combater um esquema de fraudes criado por um grupo criminoso especializado em prejudicar a previdência social. O grupo recrutava pessoas para se passarem por beneficiários do INSS, utilizando documentos falsos, e assim “sequestravam” os benefícios dessas pessoas.
Durante as investigações, a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários e a Inteligência Previdenciária comprovaram o cometimento de fraudes pelo grupo criminoso, constatando que os fraudadores se utilizavam de documentação falsa e se passavam pelos verdadeiros beneficiários conseguindo efetivamente “sequestrar” seus benefícios alterando a agência mantenedora do INSS e o banco pagador para outras Unidades Federativas. Dessa forma, os golpistas obterem não apenas o recebimento das parcelas dos benefícios, mas também a contratação fraudulenta de empréstimos que eram consignados à revelia dos titulares dos benefícios.
Com o objetivo de reunir provas para avaliar o prejuízo causado ao INSS, identificar os coautores e desmantelar o grupo criminoso, a 14ª Vara da Justiça Federal do RN determinou a execução de um mandado de busca e apreensão no município de Maxaranguape. A ação foi realizada por seis policiais federais, com o apoio de servidores da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP/MPS).
VICARIUS é um termo em latim que significa “aquele que se faz passar por outra pessoa”, sendo a origem etimológica da palavra “vigarista”.
2 Comentários
São extremamente repetitivas as fraude ou tentativas de fraudes contra a previdência, esse estado de coisas tende a se perpetuar porque a Administração Federal convive “bem” com a situação….isso pode mudar com um projeto de lei simples e objetivo, impedindo perpetuamente aos fraudadores, qualquer tipo de benefício via previdência, incluindo atendimento médico, aposentadoria, etc. eles passariam s fazer parte de uma lista negra da previdência….
Fraudes, ou tentativas de fraudes contra a Previdência precisam ser tratadas pela legislação com muito mais seriedade, e as possíveis penas de privação de liberdade precisam ser substituídas por por PERDA DEFINITIVA DE BENEFÍCIOS PREVIDÊNCIARIOS, podendo ser estendida aos herdeiros dos criminosos, exceto se estes fizerem algum tipo de delação antes do cometimento do crime.
Não pode continuar com esse tratamento ridículo, que conta com os favores da justiça, posicionando-se sempre a favor do criminoso…como se fosse um “coitadinho”….