A onda de calor em Natal pode seguir pelos próximos meses, e mesmo com a chegada das chuvas, as temperaturas devem permanecer altas. A informação é do meteorologista da Empresa de Pesquisa e Agropecuária (EMPARN) Gilmar Bristot.
De acordo com a plataforma Climatempo, as capitais do Nordeste estão em atenção para muita chuva até o próximo sábado (16). Em Natal, a previsão é de chuvas que podem chegar a 140mm, 70% da média esperada para todo o mês de março que é de 201mm.
O calor não vai ir embora assim definitivo, o natalense tem que se acostumar com essa condição. Natal está mais quente porque Natal é uma ilha de calor, isso aí é definitivo. Então, quando você tem algum parâmetro, como o caso agora das temperaturas do Oceano Atlântico aqui próximo do litoral do Nordeste, mais aquecidas do que o normal, chegando quase a 30 graus, você tem uma maior liberação de umidade. E essa umidade, como não tem vento, fica no ambiente em Natal. E ela funciona como um efeito estufa.
E só ela diminui quando você tem a transformação dessa umidade em chuva. Entendeu? Então, digamos assim, não tem uma data para dizer quando vai terminar esse calor. As chuvas vão vir, Vai diminuir a temperatura, depois a temperatura vai continuar alta e assim de forma definitiva. Só quando chegar o período de inverno, lá em junho, julho, é que as condições, as temperaturas, poderão diminuir um pouco porque a radiação solar não é tão intensa como é agora. Nós estamos passando agora pelo período em que o sol ilumina mais a faixa aqui do equatorial. Essa faixa aqui do nordeste. Por isso, a condição, ela é favorável para chuvas.
Ele diz que o aquecimento das águas provoca as altas temperaturas.
“Esse calor não tem nada a ver com a onda de calor que está presente sobre o centro oeste, sul e sudeste. Esse calor é devido à umidade estar acima do normal devido ao maior aquecimento das águas superficiais no oceano atlântico”.
Ponta Negra News