Olavo de Carvalho, o escritor e ideólogo bolsonarista, negou que o surto de covid-19 seja real e disse que epidemia parece “ficção científica”. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o guru do presidente Jair Bolsonaro disse que não houve nenhuma morte por coronavírus, e que caos é a “manipulação de opinião pública”.
“O número de mortes dessa suposta epidemia não aumentou em nenhum único caso o número atual de mortes por gripe. Nenhum único caso. Essa epidemia simplesmente não existe”. disse. “Você não tem nenhum caso confirmado de morte por coronavírus. Porque para confirmar você teria que fazer o exame em cada órgão do falecido. Onde fizeram isso? Nunca fizeram nenhum. Isso é a mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história. Parece coisa de ficção científica”.
As declarações de Olavo de Carvallho vão contra o que dizem as autoridades de saúde em todo mundo. Os dados mais recentes apontam que 14.613 pessoas morreram e 366 mil foram infectadas em todo o globo. No Brasil, o número de casos confirmados é de 1.546 com 25 mortes por covid-19.
IstoÉ