SELO BLOG FM (4)

Número de incêndios florestais no RN teve aumento de 40% em outubro

OS BOMBEIROS ESPERAM TER TOTAL CONTROLE DA SITUAÇÃO EM PORTALEGRE ATÉ O FINAL DE SEMANA. FOTO: REPRODUÇÃO

O Rio Grande do Norte registra um aumento do número de caso de incêndios florestais 40% maior dos casos registrados nos primeiros dias de outubro na comparação com o mesmo período de 2018. Do dia 1° de outubro até a última terça-feira, 8, foram 44 casos, contra 31 no ano passado. Somente nessa quarta-feira, 9, o estado teve registro de 21 casos, segundo a corporação.

Os dados foram divulgados pelo comandante-geral da corporação, coronel Luiz Monteiro Júnior, nessa quinta-feira, 10, através de entrevista coletiva.

Os principais incêndios foram registrados no Vale do Açu; Patu, com 350 focos; Currais Novos; Mossoró; Portalegre, que teve três grandes incêndios seguidos; Viçosa e Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. Outros 11 casos também no entorno da capital.

De acordo com ele, no comparativo de janeiro a setembro, o estado estava apresentando redução no número incêndios: foram 269 em 2019, contra 339 no ano passado. Porém a tendência de queda mudou em outubro, com a chegada do tempo mais seco.

Situação em Portalegre

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o esperado é que consigam apagar o incêndio florestal, que já dura seis dias, na Serra de Portalegre, neste final de semana. Para poder chegar a alguns pontos do local, os bombeiros enfrentam dificuldades desde os primeiros dias, tendo a necessidade do apoio de tratores cedidos pela prefeitura local. O incêndio foi registrado no início da semana e desde então a corporação segue com o combate.

Por causa dos incêndios florestais, o Governo do Estado publicou um decreto de emergência para combater incêndios e mitigar os estragos na região de Portalegre e Viçosa. O documento, válido por 30 dias, permite ao Corpo de Bombeiros contratar serviços e comprar equipamentos sem licitação.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe), nos últimos cinco meses, já são 198 focos de incêndios registrados no RN.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui