A versão digital da nova carteira de identidade pode ser acessada via internet. Chamada de RG (Registro Geral), ela está em circulação e vale em todo território nacional.
A nova carteira de identidade poderá ser tirada no celular, como ocorre com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Como no caso da CNH, o cidadão contará com duas versões: recebe a carteira de identidade física (em papel ou policarbonato – essa última opcional), e, depois, contará também com a carteira digital no aplicativo GOV.BR. (veja como tirar abaixo)
Mais segurança
A nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) tem mais campos de segurança: o código MRZ, exclui sexo para evitar qualquer tipo de discriminação, e tem versão digital — que pode ser acessada pelo aplicativo.
O governo federal espera que, assim, sejam reduzidas as fraudes. É que o novo documento contém uma série de elementos de segurança com possibilidade de checagem fácil e segura pelas Forças de Segurança Pública e por balcões públicos e privados.
Os estados que não começaram a emissão da nova carteira têm até 6 de novembro para adequação. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.
Número do CPF
O número do CPF também passa a ser o número do registro nacional, isso significa que independentemente de qual estado seja emitido, o cidadão continuará com o mesmo número.
Segundo as autoridades, com a unificação dos dados, o governo terá mais segurança para identificar se aquele cidadão é ele mesmo.
Onde emitir a nova carteira
Para tirar o novo RG na versão digital, basta acessar o tutorial sobre a Carteira de Identidade Nacional no formato digital. Depois, basta acessar o aplicativo GOV.BR
Os interessados podem procurar os Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal.
Atualmente, 12 estados brasileiros estão aptos a emitir o novo documento: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Até abril de 2023, mais de 460 mil carteiras de identidade físicas foram emitidas e mais de 330 mil baixadas no aplicativo GOV.BR.
A primeira via do documento e as renovações são gratuitas. Porém, há localidades do país em que as segundas vias, como são tributos estaduais, podem estar sujeitas à cobrança.
Prazo de validade
A nova carteira de identidade tem prazo de validade variando conforme a idade da pessoa.
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.