Gabriel Medina não vinha fazendo um bom início de temporada no mundial de surfe, mas a disputa da repescagem neste sábado pode representar um ponto de virada para o primeiro brasileiro campeão mundial do esporte. O paulista de Maresias levou ao delírio o público nas areias do Postinho, na Barra da Tijuca, ao se transformar no primeiro surfista da história a dar um backflip numa competição.
A manobra aconteceu durante a disputa contra o também brasileiro Alex Ribeiro no WCT do Rio de Janeiro. Com ela, Medina recebeu um 10 perfeito, quando todos os juízes concordam com a nota, e atingiu o impressionante somatório de 19,40 de 20,00 pontos possíveis na bateria. Ribeiro fez apenas 7,90 pontos.
Medina está classificado para a terceira fase, mas nem pensava nisso quando deixou o mar da Barra da Tijuca. O surfista de 22 anos não escondia a felicidade ao ter finalmente conseguido fazer a manobra.
– Estou muito feliz por ter tirado a nota 10 com o backflip. Eu sempre quis fazer essa manobra em uma competição. Ninguém tinha dado. No Havaí, na final contra o Adriano (de Souza), eu quase voltei da manobra e fiquei com isso na cabeça. Foi irado – disse o campeão mundial de 2014.
O backflip é uma das manobras mais aclamadas tanto no mundo do surfe quanto no do skate. Medina contou como conseguiu executar a manobra.
Informações: O Globo