A Neoenergia inaugura, na manhã desta quarta-feira (22), o primeiro complexo de geração associada de energia renovável do País, no sertão da Paraíba. O Complexo Renovável Neoenergia é capaz de gerar energia eólica e solar de forma integrada pelos parques Chafariz e Luzia. De acordo com Laura Porto, diretora de Energias Renováveis da Neoenergia, há projetos para implementar o formato no Rio Grande do Norte, utilizando os parques eólicos já em operação no Estado.
O Complexo Renovável Neoenergia gera uma energia de 0,6GW, o suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano. Além de energia, o empreendimento, que soma o investimento de R$ 3,5 bilhões, gera também cerca de 3.600 empregos diretos e indiretos.
Os parques eólico e solar estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é responsável por destinar a energia para o consumo industrial ou fornecimento doméstico, incluindo o Rio Grande do Norte, por exemplo. Pioneiro no país, a geração associada se destaca justamente pela sinergia entre os parques com a linha de transmissão e subestação. Essa característica otimiza o uso da rede de transmissão em função da complementariedade das fontes.
Formado por 15 parques eólicos e 136 aerogeradores, o Neoenergia Chafariz atua com uma capacidade instalada de 471,2 MW, já em operação plena desde o início de 2022. Já o Neonergia Luzia conta 228 mil painéis de captação de energia solar com potência instalada de 149,2 MWp. Juntos, Chafariz e Luzia formam o Complexo Renovável Neoenergia.
A iniciativa faz parte do projeto de expansão da Neoenergia no campo das energias renováveis. A história teve início em 2013, no Rio Grande do Norte, com instalação dos parques eólicos Arizona, Mel e Rio do Fogo. Em todo o estado potiguar, a Neoenergia conta hoje com 11 parques eólicos em operação. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o RN é o maior gerador de energia eólica do País, com potência em operação de 7,43GW ou 30,2% da produção brasileira.
Na distribuição, a Neoenergia atende a 16 milhões de clientes nos estados do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), Bahia, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal.