O Natal em Natal começou a edição deste ano da forma mais saborosa possível. O Natal Fest Goumert abriu a série de eventos comemorativos de fim de ano da nossa cidade reunindo boa parte do que há de melhor da gastronomia regional. O festival acontece até 04 de novembro, na praça Augusto Severo, Ribeira.
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, foi conferir o primeiro dia do Natal Fest Gourmet e exaltou a importância do evento e do Natal em Natal. “Começamos hoje a melhor época do ano para o natalense e o turista. Além do Natal Fest Gourmet, teremos mais três eventos de gastronomia – no Arena das Dunas, na Redinha e na Praça Cívica, o Festival Literário, o Festival de Dança, Aniversário da Cidade na Árvore de Mirassol, o Reveillon. E só iremos parar no carnaval. Tudo isso gera economia criativa e traz riqueza para a cidade. Só no ano passado, foram movimentados R$ 120 milhões nesse período, segundo a Fecomércio”, destacou o prefeito.
Com capacidade para quase duas mil pessoas/dia, o Natal Fest Gourmet conta com praça gastronômica com cinco restaurantes, concurso, palestras, oficinas na Arena Senac de Gastronomia e exposição de produtos gastronômicos. Completam a programação os shows musicais e uma galeria de arte com exposição de 30 trabalhos de 15 artistas visuais, sob a curadoria de Vatenor Oliveira.
Participam do evento os restaurantes Paçoca de Pilão (Regional), Cozinha Ecológica dos chefs Deborah Sá e Marcelo de Medeiros (Vegana contemporânea), Chopp & Camarão (Frutos do mar), Restaurante do Bidoca (carnes e cozinha regional) e a Caroli Doces. Cada estabelecimento contará com uma praça própria e um menu com dez pratos acessíveis, sendo um deles gourmet, criado pelo restaurante. A carta de vinhos será da Adega São Cristóvão.
CONCURSO INÉDITO E COZINHA AO VIVO
Depois de mais de 30 inscritos e dez receitas selecionadas, o Concurso Popular de Gastronomia, uma parceria Natal Fest Gourmet e Senac RN, escolheu os quatro semifinalistas que cozinharão ao vivo durante o Natal Fest Gourmet: João da Silva com a receita ‘Preto no Branco — bacalhau com arroz negro’; Maria Aparecida dos Santos com ‘Nhoque de Batata Doce e Almôndegas de Cordeiro com Molho Pesto de Hortelã’; Maria Stella Albuquerque de Farias e o ‘Camarão a Pasta de Cenoura com Jerimum’; Samara Cristina Soares dos Santos com a ‘Trilogia de Porco’.
O I Concurso Popular de Gastronomia foi lançado em outubro, onde os participantes de toda Grande Natal puderam se inscrever enviando 1 receita gravada em vídeo de 5 minutos. Dentre as mais de 30 inscritas, foram classificadas dez receitas e seus respectivos cozinheiros tiveram a oportunidade de prepará-las ao vivo, na etapa presencial realizada no laboratório de gastronomia do Senac, Centro, dia 27. Depois de avaliados pela curadoria do Senac, quatro participantes foram escolhidos para estar na semifinal que ocorrerá durante o Natal Fest Gourmet, no sábado, 4 de novembro, a partir das 18h30.
Na Arena Senac de Gastronomia, os quatro chefs participarão da ‘Batalha de risoto de camarão’. Os dois melhores risotos/competidores se enfrentarão mais uma vez ao vivo, ao final da noite cada um receberá uma caixa com ingredientes surpresa e teremos o campeão.
Além do concurso ao vivo, a Arena Senac de Gastronomia contará com várias oficinas de chefs convidados, como François Schmmitt, e profissionais do Senac RN.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Na sexta-feira (3/11), o choro toma conta da praça. O quarteto Regional Choro da Terra promete encantar com seu repertório atemporal de grandes mestres do choro. O grupo uniu os instrumentistas Anchieta Menezes, Jonathas Marques, David Silva e Cesar Sampaio em torno do compromisso de valorizar e divulgar autores que fizeram e fazem o acervo de nossa música brasileira, de Chiquinha Gonzaga (Gaúcho o Corta-Jaca) a K-Ximbinho (Sonoroso); de Pixinguinha (Vou Vivendo e Carinhoso) a Zé Menezes (Encabulado).
No sábado, a partir das 18h, o virtuosismo sonoro do contrabaixista Sérgio Groove dá o tom da noite. Ele se apresenta acompanhado do saxofonista Ozi Cavalcante e o baterista Daniel Grossmann. Groove é baixista e multi-instrumentista, arranjador e compositor, com 25 anos de carreira, trajetória em que integrou várias bandas, produziu mais de 200 discos e atuou em diversos festivais instrumentais brasileiros e internacionais.