O Torneio PES 2016 teve sua final do Mundial definida: o brasileiro Guilherme Fonseca, “GuiFera15”, enfrentará o atual campeão, o francês “usmakabyle” neste sábado (28) às 10 horas, horário de Brasília. A final acontece em Milão, na Itália, será transmitida ao vivo.
No caminho até a final, “GuiFera15” e “usmakabyle” passaram por muitas fases até chegarem à decisão do mundial do simulador de futebol. Na primeira fase, os jogadores foram divididos em quatro grupos, o brasileiro e o francês se destacaram logo de início, sendo os primeiros colocados em seus respectivos grupos.
Um dos destaques do campeonato era, sem dúvida, a possibilidade de se jogar com o mesmo time. Assim, Bayern de Munique jogava contra Bayern de Munique (uma das maravilhas de se jogar futebol no videogame), mudando apenas o uniforme.
Os 31 jogadores da competição foram decididos por serem os melhores em suas respectivas regiões. Eles se inscreveram na comunidade online PES League para disputar uma vaga no torneio com outros jogadores da mesma região.
E quem disse que futebol no videogame não tem emoção? Nas oitavas de final, um jogo chamou atenção. “DAVALTY” perdia a partida por 4 a 1 contra “kepapfc1994” e empatou. A prorrogação ainda teve tempo para mais dois gols: 5 a 5. Nos pênaltis, a virada estava feita.
O brasileiro sofreu nas quartas de final. Com muita pressão do adversário, “GuiFera15” se manteve seguro na defesa e levou o jogo para os pênaltis. Perfeito nas cinco primeiras cobranças, ele garantiu seu lugar na rodada seguinte.
O último passo para a final foi uma confirmação dos dois melhores jogadores da competição. O brasileiro superou as expectativas ao vencer o panamenho “Colthirst” por 1 a 0, enquanto o atual campeão mostrou que ainda está com as habilidades em dia na vitória de 3 a 1 contra o mexicano “kopperspumas”.
Em entrevista, Guilherme Fonseca disse que, além da vontade de conquistar o título inédito para o país, também está motivado para homenagear o colega Pedro Ivo Salles, editor da TV Globo, que morreu nesta terça-feira e competiu no torneio mundial em 2007. Pedro Ivo também foi campeão da edição nacional e participou como comentarista da edição de 2014, vencida por Guilherme.