SELO BLOG FM (4)

Mossoró ocupa o 13º lugar no ranking das cidades mais violentas do Brasil, segundo o anuário de segurança pública

OS DADOS SE BASEIAM EM INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELAS SECRETARIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTADUAIS, PELAS POLÍCIAS CIVIS, MILITARES E FEDERAL FOTO: Diego Vara/Reuters

O estado da Bahia tem seis cidades entre as dez mais violentas do país, é o que aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgadas nesta quinta-feira, 20, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Do Rio Grande do Norte se destaca a cidade de Mossoró, que ocupa o 13º lugar no ranking do Anuário. São Gonçalo também aparece na listagem, mas apenas na 40ª posição.

Os dados se baseiam em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da área da segurança pública. O Anuário é realizado desde 2007 e passou a fazer a série de homicídios a partir de 2011. A publicação é considerada uma importante ferramenta para a transparência e a prestação de contas na área.

O município mais violento do Brasil é Jequié, que fica no interior do estado da Bahia, e tem mais de 156 mil habitantes. Os dados mostram que a cidade tem uma taxa de mortes violentas de 88,8 por 100 mil habitantes – mais do que o dobro da média nacional. Santo Antônio de Jesus, considerada a capital do recôncavo baiano, está na segunda posição com 88,3 mortes violentas por 100 mil habitantes. 

VIOLÊNCIA NA BAHIA E AMAPÁ

Apesar de ser o estado com mais cidades entre as dez mais violentas, a Bahia é apenas o segundo mais letal do Brasil. O Amapá, com taxa de mortes violentas de 50,6 por 100 mil habitantes é o mais violento do país.

As armas de fogo seguem como o principal instrumento utilizado para matar no Brasil.Segundo o documento, 76,5% dos homicídios foram praticados com uso de revólver. Para além das armas, 37,1% das mortes derivadas de lesões corporais foram provocadas por agressões, enforcamentos e sufocamentos.

FONTE: EXAME / ANDRÉ MARTINS

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui