SELO BLOG FM (4)

Moraes determina que Oswaldo Eustáquio entre em lista de procurados da Interpol

FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal inclua o nome do jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio Filho na lista vermelha da Interpol. Investigado no Brasil por participação em atos antidemocráticos, ele teve sua prisão decretada, contas bloqueadas, está foragido e usou o nome da filha de 15 anos para arrecadar dinheiro.

Assim que a PF incluir o nome dele na lista, Eustáquio poderá ser preso em qualquer país, com cooperação para extradição.

Moraes ainda expediu documento ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para que faça os levantamentos necessários a fim de identificar se Eustáquio conquistou asilo político no Paraguai.

A decisão sigilosa ocorreu dentro da Pet nº 10.775, que foi instaurada a partir do Inquérito nº 4.879, em razão de diversos atos antidemocráticos após o resultado das Eleições 2022. Na ocasião, grupos insatisfeitos com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) bloquearam o tráfego em diversos rodovias do país, na tentativa de efetivar um golpe militar e consolidar o retorno da ditadura.

Ainda em 2022, a PGR requereu a decretação de prisão temporária de Oswaldo Eustáquio, pelo prazo de 10 dias. A solicitação foi atendida, mas Eustáquio continuou foragido. O ministro do STF apontou “fortes indícios” dos crimes de ameaça e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo a investigação, Eustáquio instigou a “animosidade entre as Forças Armadas e os Poderes”, com declarações golpistas, e ameaçou policiais federais que cumprissem a ordem de prisão contra ele. “O comportamento de Oswaldo Eustáquio é gravíssimo e pode colocar em risco, inclusive, a vida do presidente da República eleito no pleito de 2022”, afirmou Moraes.

Três meses depois, em 13 de março, Moraes ordenou o bloqueio de automóveis, contas e cartões bancários e imóveis no nome do militante bolsonarista. Após 10 dias, o ministro estendeu o bloqueio bancário também para a filha de Eustáquio, cuja conta era citada pelo militante em pedido de doações na internet.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui