Um estudo feito em Singapura a partir de modelos matemáticos complexos tenta responder à pergunta do momento: quando a pandemia do coronavírus vai acabar? A estimativa é mais otimista do que a maioria das previsões feitas por profissionais ligados à área da saúde e aponta que o mundo vai superar a pandemia até meados de dezembro deste ano. Para o Brasil, o cenário é mais favorável, segundo os responsáveis pela pesquisa: venceremos a Covid-19 entre 1º de junho e 23 de agosto deste ano.
A estimativa usa dados das autoridades de saúde em 131 países com a evolução dos casos, incluindo tempo de hospitalização dos pacientes, e é atualizada diariamente com as novas informações, o que faz as datas previstas para o fim da epidemia variarem ao longo do tempo. No caso dos números do Brasil citados nesta reportagem, os dados se baseavam na situação em 27 de abril.
Responsável pelo estudo, o pesquisador Jianxi Luo defende em um trabalho onde explica sua metodologia que “a evolução da Covid-19 não é completamente aleatória” e que estimar uma data para o fim da pandemia é “importante mentalmente para cada pessoa e estruturalmente para guiar o planejamento dos países. Mas é naturalmente difícil, dada a incerteza inerente ao futuro”.
Metropoles