O ministro do Turismo, Gilson Machado, publicou no Twitter uma montagem de uma capa falsa da revista norte-americana “Time” que mostra o presidente Jair Bolsonaro e, abaixo, a frase: “Prêmio Nobel de 2022”. A capa falsa ainda tem frases para atribuir à viagem de Bolsonaro à Rússia a retirada de tropas russas da fronteira com a Ucrânia.
“Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta”, diz uma das frases na capa falsa. A frase foi escrita em português.
Abaixo, está escrito: “Com viagem à Rússia agendada, o Brasil tem papel fundamental na crise entre a Rússia e a Ucrânia”.
No arquivo de capas da Time, a imagem compartilhada pelo ministro nunca existiu. A capa da última edição da revista, com data desta segunda (14), é sobre a pandemia de Covid.
Bolsonaro desembarcou na manhã desta terça (horário de Brasília) em Moscou. Ele tem um encontro com o presidente russo Vladimir Putin na quarta.
O próprio governo brasileiro tem dito, diversas vezes nos últimos dias, que o tema da viagem não é a crise entre Rússia e Ucrânia. O governo informou que o assunto da viagem são as relações comerciais entre Brasil e Rússia.
A Rússia protagoniza a maior crise diplomática internacional do momento. Nas últimas semanas, Putin ordenou a movimentação de centenas de milhares de tropas em regiões de fronteira com a Ucrânia. A movimentação foi vista pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como uma tentativa russa de invadir o território ucraniano.
Nesta terça, algumas tropas começaram a recuar, o que foi visto como uma possível indicação que não haverá invasão.
Putin disse que a Rússia não quer uma guerra na Europa. Em uma entrevista coletiva, ele afirmou que a Rússia decidiu retirar parte de suas tropas para possibilitar mais discussões com os países do Ocidente.
G1