SELO BLOG FM (4)

Ministro Gonçalves Dias pede demissão do GSI após divulgação de vídeo do 8 de janeiro

FOTO: REPRODUÇÃO

O general Gonçalves Dias pediu nesta quarta-feira (19) demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O pedido ocorre após vídeo mostrando o ministro no Palácio do Planalto durante invasões golpistas de 8 de janeiro.

O pedido foi feito após reunião com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto.

A atuação do GSI durante os atos de 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, é alvo de críticas.

A presença e a atuação de Dias no Palácio do Planalto, sede do Executivo, no dia dos atos foi divulgada em vídeo pela CNN Brasil.

As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos.

Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.

Envolvimento de militares com atos

O GSI, formado majoritariamente por militares, é o órgão responsável pela segurança das instalações da Presidência da República. Até o início de 2023, também fazia a segurança pessoal do presidente e de seus familiares.

Mas Lula decidiu ter sua segurança composta por policiais federais, alguns que já o acompanharam durante a campanha presidencial.

Lula e boa parte do governo tem receio da atuação de militares no núcleo da administração federal. A quantidade de militares que participaram do governo Bolsonaro deixou a impressão no governo petista de que parte das Forças Armadas assumiu uma atuação ideológica.

Vídeos gravados durante o dia 8 de janeiro mostram, por exemplo, o então comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) pedindo uma atuação mais branda da Polícia Militar do Distrito Federal com os invasores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • E um golpista como esse general é pago com o dinheiro do contribuinte, dinheiro do povo brasileiro, dinheiro público, QUE VERGONHA! Qual a contribuição que um servidor público como esse general, tem a oferecer ao nosso país? Ajudou a depredar o patrimônio público, quando foi conivente, quando foi cúmplice, dos golpistas e de seus bárbaros atos de terrorismo! SE HOUVESSE MESMO JUSTIÇA NESSE PAIS, ESSE TAL GENERAL COLABORADOR DOS GOLPISTAS, ERA PRA SER EXONERADO!!! O DINHEIRO PÚBLICO ESTÁ SENDO USADO PARA PAGAR SALÁRIOS DE QUEM COLABORA COM A DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO!!! ABSURDO!!!

Comente aqui