O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, que assumiu a pasta nessa quinta-feira (16) substituindo Henrique Mandetta, aceitou participar de uma videoconferência com os governadores do Nordeste na próxima segunda-feira (20) para tratar sobre o cenário do novo coronavírus (covid-19) na região.
Os gestores estaduais haviam se reunido nesta sexta-feira (17) também por meio de videoconferência, quando acordaram sobre o envio de um ofício ao novo ministro solicitando a contratação temporária de médicos brasileiros formados no exterior. Eles também enviaram um pedido de reunião com o novo gestor.
“Queremos tratar sobre as medidas de quarentena e isolamento social”, disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
No seu primeiro discurso como Ministro da Saúde, Nelson Teich levantou a necessidade de flexibilização do isolamento social para possibilitar a retomada da economia no País, ponderando que as medidas adotadas pelo governo vão ser baseadas em ampla pesquisa sobre a doença.
Enquanto os governadores defendem a manutenção do isolamento horizontal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer a sua flexibilização, com a volta do comércio e demais atividades e isolamento apenas de pessoas do grupo de risco.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (15), que os estados e municípios tem autonomia para tomar medidas de enfrentamento ao coronavírus, incluindo o isolamento, o fechamento de comércio e a definição de serviços essenciais que tem permissão para funcionar durante o estado de calamidade pública.
Jornal do Commercio