SELO BLOG FM (4)

Ministra de Lula sobre governo: “Ninguém aqui defende bandido”

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta quinta-feira (29), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que o governo Lula (PT) não defende bandido. A declaração ocorreu durante a avaliação da Operação Contenção, considerada a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro, realizada em outubro do ano passado, no Complexo da Maré e da Penha, que resultou na morte de 122 pessoas e na prisão de 113.

– Ninguém aqui defende bandido. Pelo contrário, o crime organizado precisa ser enfrentado. Mas a gente também precisa pensar que o crime organizado não está somente nas favelas – disse a ministra em entrevista ao Poder360.

A operação policial envolveu 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro para cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão.

Durante a operação, quatro policiais morreram em combate e um quinto, Rodrigo Vasconcellos Nascimento, faleceu depois de mais de três semanas internado devido aos ferimentos.

– O Estado não precisa entrar numa favela ou periferia assassinando inocentes. É preciso levar cultura, esporte, lazer, saúde e educação. Esse é o ponto-chave – defendeu a ministra.

Na época, a polícia do Rio informou em nota que “mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de fora do estado”.

– O trabalho de inteligência desenvolvido pela cúpula da Segurança Pública do Estado identificou que 59 tinham mandados de prisão pendentes, e pelo menos 97 apresentavam históricos criminais relevantes – dizia a nota.

Após a operação, Anielle, ao lado da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, foi ao Complexo da Penha para ouvir moradores sobre a megaoperação. O Pleno.News acompanhou o velório do policiais mortos em combate e não foi vista a participação de um representante oficial do governo Lula para prestar apoio às famílias dos policiais.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui