O ministro da Saúde, Marcelo Castro, assinou uma portaria nesta quarta-feira (13) aumentando em R$ 12 milhões por ano o repasse de recursos para o Sistema Único de Saúde para a média e alta complexidade de Natal, levando em consideração o Hospital Municipal de Natal. Pela portaria, o Fundo Nacional da Saúde vai providenciar o repasse regular e automático de parcelas mensais de R$ 1 milhão para o Fundo Municipal de Saúde de Natal.
O secretário Luiz Roberto Fonseca destacou o empenho pessoal do prefeito Carlos Eduardo Alves, que esteve esta semana em Brasília, pleiteando a liberação dos recursos, no Ministério da Saúde e agradeceu o apoio do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, na articulação junto ao ministro Marcelo Castro para agilizar o processo de liberação dos recursos.
“O prefeito foi pessoalmente a Brasília para garantir esse recurso, por entender a necessidade e importância que o Hospital Municipal de Natal tem para a população. Foi uma força-tarefa, com a união de forças, para garantir a liberação do recurso”, disse o secretário. Acrescentando que o Hospital estava sendo gerido apenas com recursos do município.
O Hospital Municipal de Natal conta com Pronto Atendimento Adulto, Infantil e de Ortopedia, além de cinco leitos de internação de psiquiatria, oito de pediatria clínica e 35 de clínica médica,dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e até o final do semestre deve abrir a ala cirúrgica, com três salas de cirurgia e 22 leitos de internação.