O Ministério da Justiça mandou que seja realizada uma “imediata e abrangente” revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais. A fuga de dois presos na unidade de Mossoró provocou a determinação da pasta.
Essa foi a primeira vez que presos fugiram do sistema penitenciário federal, inaugurado em 2006. Além de Mossoró, as outras penitenciárias federais ficam em Catanduva/PR, Campo Grande/MS, Porto Velho/RO e Brasília/DF.
Segundo o ministério, o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, foi ao município, após o episódio, acompanhado de seis servidores, para “apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo”.
Os fugitivos são Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Eles estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e fugiram na madrugada de quarta-feira (14), entre às 3h e 4h. A dupla foi transferida para Mossoró em setembro de 2023, após participarem de uma rebelião com mortos em um presídio no Acre, em julho do mesmo ano.
Portal da Tropical