
O apresentador João Gordo(60), conhecido pelo seu trabalho na MTV Brasil e na banda Ratos de Porão, revelou em 2022 o diagnóstico de DPOC. A doença, que atinge os pulmões, não tem cura e, caso não seja tratada corretamente, pode se agravar.
Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explica que o quadro que atinge João Gordo significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. “A condição dificulta a respiração e piora progressivamente. Na maioria dos casos, é causada pelo tabagismo. Não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas e retardar a progressão da doença.”
A especialista diz que, quando causada pelo tabagismo, a doença surge porque a fumaça do cigarro danifica os pulmões ao longo dos anos. “Esse dano ocorre sob a forma de enfisema pulmonar que é a destruição dos alvéolos (estruturas responsáveis pela penetração do oxigênio no sangue), tornando a respiração ineficaz.”
“Outra forma de acometimento do sistema respiratório é a bronquite crônica, uma inflamação dos brônquios, que estreita as vias aéreas e dificulta a passagem do ar”, acrescenta. “Quando avançada, a DPOC pode comprometer todo o funcionamento do organismo, impactando a qualidade de vida do paciente.”
Diário de Notícias Brasil