O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira na cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia. A informação foi divulgada na tarde deste domingo (20/10), após o acidente doméstico sofrido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que impossibilitou a participação presencial dele no encontro.
Conforme o comunicado, Vieira embarcará para a Rússia nesta noite, enquanto o presidente participará da sessão de chefes de estado de forma virtual. Lula sofreu uma queda em casa, na noite desse sábado (19/10), após retornar de uma viagem a São Paulo, e teve um corte na cabeça. Por recomendação médica, ele cancelou a ida à cúpula dos Brics.
O boletim médico do hospital Sírio-Libanês informou que o presidente teve um ferimento corto-contuso em região occipital. Ele levou pontos na região do corte e passa bem. O Metrópoles apurou, ainda, que ele não precisou dormir no hospital e passou a noite na residência oficial, o Palácio da Alvorada.
“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). O encontro dos Brics ocorrerá entre terça-feira (22/10) e quinta-feira (24/10).
Metrópoles