
A Secretaria de Saúde de Parnamirim, através da Maternidade Divino Amor, está oferecendo atendimento psicológico durante o pré-natal das gestantes de alto risco. O objetivo é manter o equilíbrio emocional das gestantes diante dos momentos de crise, evitando danos para a saúde do bebê.
De acordo com a diretora da Maternidade, Júlia Lopes, após o primeiro atendimento da gestante na Unidade Básica de Saúde (UBS), ela é encaminhada para o médico de alto risco da Divino Amor, e se for confirmada a necessidade, a paciente inicia acompanhamento psicológico com equipe da Maternidade. “Este é um serviço importantíssimo, pois a saúde mental interfere na saúde física tanto das gestantes como do bebê. Cuidar do psicológico reduz possibilidades de doenças”, ressaltou.
A psicóloga da Maternidade, Darliane Dantas, explicou que atualmente é realizado atendimentos de curta duração e individualizados nas terças e quintas-feiras. “Já estamos analisando a possibilidade de psicoterapia em grupo e melhorias na qualidade do trabalho com gestantes usuárias de drogas lícitas e ilícitas”, afirmou a psicóloga.
Darliane esclareceu que também recebe muitas mulheres com depressão e alto grau de ansiedade, problemas que podem prejudicar a saúde do bebê e gerar partos imaturos. “Um caso que me chamou atenção foi de uma mulher que apresentou gravidez com diagnóstico de anencefalia, neste caso o bebê sobrevive por pouco tempo. A mãe passou por todo período de gestação com mais tranquilidade, graças ao atendimento psicológico recebido aqui na Maternidade”, declarou.
