Considerado um dos maiores traficantes de drogas do Brasil e do mundo, Sérgio Roberto de Carvalho, 63, o Major Carvalho, foi preso nesta terça-feira (21) pela Polícia da Hungria, em Budapeste. Carvalho chegava a comandar operações internacionais utilizando vários portos do Brasil, incluindo o Porto de Natal.
Segundo informações da Polícia Federal, Major Carvalho estava em Budapeste, capital húngara, com um passaporte falso, e não resistiu à prisão. Ainda não há a confirmação se ele ficará preso na Europa ou se será extraditado para o Brasil. Ele estava foragido desde 2018.
O papel do Rio Grande do Norte no esquema internacional comandado pelo Major Carvalho, segundo processos obtidos pela TN, ocorria com métodos e técnicas para driblar a Receita e Polícia Federal. O principal método é o Rip On/Rip Off, que consiste na quebra do lacre do conteiner, inserção da droga (Rip On) e colocação de outro lacre, sem conhecimento do exportador/importador da carga lícita. Na descarga no destino, há o movimento inverso e o contêiner é reaberto para retirada da droga (Rip Off). A TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem sobre o esquema em 28 de novembro de 2021.
No Brasil, o narcotraficante, conhecido como “Pablo Escobar Brasileiro”, foi condenado em 2019 a 15 anos e três meses de prisão por usar laranjas em empresas de fachada para movimentar R$ 60 milhões.
Investigações da Polícia Federal apontam que o maior Carvalho comandava uma grande organização criminosa responsável pelo envio de 45 toneladas de cocaína para Europa, avaliada em R$ 2,25 bilhões, a partir de 2017.
Com informações da Tribuna do Norte