SELO BLOG FM (4)

Maioria evita política no WhatsApp por medo de conflito, diz pesquisa

FOTO: REPRODUÇÃO

Após anos em que a polarização política vem causando rompimento de amizades e relações com familiares, a maioria dos brasileiros hoje teme falar de política em grupos de WhatsApp e Telegram por considerar o ambiente muito agressivo.

De acordo com uma pesquisa do InternetLab e da Rede Conhecimento Social, 56% dos entrevistados têm receio de falar sobre o assunto em grupos nos aplicativos de mensagens.

A pesquisa avaliou os hábitos dos brasileiros nessas plataformas e traz depoimentos de entrevistados que relatam que o assunto chega a ser proibido em grupos, como os de família.

A principal motivação para a cautela é a preservação de laços afetivos, em uma estratégia para evitar desgastes semelhantes aos que marcaram eleições recentes.

Por isso, segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados deixam de compartilhar mensagens que possam ferir valores alheios.

O desconforto é tão grande que 29% já deixaram grupos onde não se sentiam à vontade para expressar opinião política, numa tentativa de evitar novos desgastes como os vividos em eleições anteriores.

“No grupo da minha família, tinha dois primos que brigavam muito por política. Então, ali tinha aquele que alfinetava e o outro respondia. E aí, saíram do grupo. Aquela coisa, como espectadora, quando eu via aquilo, já me doía. Porque um começava a levar muito a sério e levava para o lado pessoal, e saiu do grupo”, relatou uma mulher entrevistada.

As mulheres têm ainda mais cautela que os homens, e o medo de opinar sobre o assunto entre elas chega a 60%.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui