SELO BLOG FM (4)

Maior furacão já registrado no período se aproxima do Caribe

FOTO: REUTERS

O furacão Beryl atravessou o Oceano Atlântico no domingo (30.jun.2024) em direção às Ilhas de Barlavento do Caribe. O fenômeno deve levar uma tempestade “extremamente perigosa”, de categoria 4, com risco de inundações e ventos potencialmente fatais à região nesta 2ª feira (1º.jul), segundo o NHC (Centro Nacional de Furacões dos EUA, na sigla em inglês).

Com ventos de até 215 km/h, o 1º furacão da temporada de 2024 estava a cerca de 240 km a sudeste de Barbados na noite de domingo (30.jun), informou o NHC em comunicado emitido à 1h desta 2ª feira (1º.jul). “Espera-se que o Beryl continue um furacão grande e extremamente perigoso à medida que seu núcleo se move pelas Ilhas de Barlavento para o leste do Caribe”, completou o centro de monitoramento.

A categoria 4 é uma das mais altas de uma escala que vai de 1 a 5, sendo a última a mais intensa. Um alerta de furacão está em vigor em Barbados, Santa Lúcia, Ilhas de São Vicente e Granadinas, Granada e Tobago. Já Martinica e Trindade estão em alerta para tempestade tropical.

A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro. É raro um grande furacão se formar logo no início da temporada. Beryl é o 1º furacão de categoria 4 já registrado nesta época do ano.

Formações de furacões acima da média, porém, já estavam previstas por causa das altas temperaturas registradas no Atlântico.

Poder 360

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui