O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se vacinou contra a dengue na rede privada, antes mesmo de o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciar a imunização em todo território nacional.
O petista recebeu a primeira dose do imunizante em 5 de fevereiro e a segunda, em 6 de maio. A campanha do SUS contra a dengue teve início em 9 de fevereiro, ou seja, quatro dias após o presidente Lula receber a primeira dose.
As datas de aplicação da vacina foram reveladas pelo jornal Folha de S. Paulo, a partir de um pedido baseado na Lei de Acesso à Informação à Presidência da República.
Falta de vacinas
A falta de vacinas na rede pública gerou uma crise no governo Lula e a gestão do petista foi alvo de críticas. Com a escassez do imunizante, o Ministério da Saúde limitou a vacinação ao grupo de pessoas de 10 a 14 anos.
As doses de vacina contra a dengue compradas pela pasta comandada pela ministra Nísia Trindade ainda estavam sob análise de controle de qualidade quando o presidente Lula recebeu a primeira dose.
Os imunizantes foram liberados em 8 de fevereiro e as primeiras vacinas foram aplicadas no dia seguinte pelo SUS.
Onde Lula foi vacinado?
Ainda de acordo com o jornal, a Secom omitiu o modelo da vacina e não informou em que local o petista foi imunizado. A pasta, que lida com os comunicados oficiais da Presidência da República e do governo federal, disse apenas que Lula foi vacinado na rede privada.