SELO BLOG FM (4)

Lula se reúne hoje com o presidente da Argentina para tratar de ‘pacote de socorro ao país’

FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (2) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Os dois jantarão juntos em Brasília para tratar de um possível pacote de medidas de socorro ao país vizinho.

O jantar foi marcado durante uma chamada de vídeo de 45 minutos entre os dois chefes de Estado na última quinta-feira (27), ocasião em que ambos “ressaltaram a importância de aprofundar os laços de fraternidade e o comércio bilateral”, entre outros temas, segundo o governo argentino.

O presidente Lula quer que o Brasil promova um gesto de solidariedade internacional. Ele é amigo pessoal de Alberto Fernández, que enfrenta uma grave crise fiscal e monetária, com inflação anual superior a 100%.

Entre as medidas estudadas pelo governo brasileiro, está a liberação de uma linha especial de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para facilitar exportações brasileiras para a Argentina. Outro tema sobre a mesa é a vinculação do gasoduto Vaca Muerta com a rede que abastece o Sul do Brasil. Para concluir a obra antes do fim do mandato dele, neste ano, Fernández precisa de financiamento na casa dos US$ 700 milhões.

Até mesmo um cargo para o futuro ex-presidente é cogitado por Lula. Fernández não disputará um novo mandato para governar a Argentina e pode vir a presidir a nova União de Nações Sul-Americanas (Unasul) — organismo que Lula pretende reativar. O país vizinho terá eleições presidenciais em 22 de outubro.

Com informações do R7

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui