SELO BLOG FM (4)

Lula pode intensificar ‘desova’ de carros chineses com benefícios à BYD

FOTO: DIVULGAÇÃO

Investimentos de R$ 60 bilhões previstos pela indústria automobilística e de autopeças para serem realizados até 2030 podem não se concretizar e resultar no fechamento de até 50 mil postos de trabalho com carteira assinada. É o que vai acontecer, segundo montadoras, caso o governo atenda a um pedido da chinesa BYD.

A empresa solicita uma redução no Imposto de Importação de veículos desmontados, o que despertou reação contrária de fabricantes tradicionais instalados no país. A polêmica deve ser decidida nesta quarta-feira (30) pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A BYD – que está investindo R$ 5,5 bilhões para implantar uma fábrica em Camaçari (BA), no antigo complexo da Ford – solicitou ao governo uma redução do imposto de importação sobre seus kits de veículos: de 20% para 10% em carros híbridos e de 18% para 5% nos elétricos.

A proposta, que está sendo avaliada no Palácio do Planalto pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, criaria uma situação tributária mais vantajosa no Brasil do que na própria China.

Gazeta do Povo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui