
O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (11), em vídeo nas redes sociais, que “quadrilhas montadas no governo passado” são responsáveis por descontos indevidos nas aposentadorias e pensões pagas pelo INSS. A devolução dos valores será feita a partir de 24 de julho, em parcela única e com correção pela inflação.
– Você que é aposentado e pensionista, que teve desconto indevido na sua aposentadoria pelas quadrilhas montadas no governo passado, o nosso governo convida para, a partir de hoje, aderir ao acordo realizado com o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Ordem dos Advogados do Brasil, e homologado pelo Supremo Tribunal Federal, que garanta o seu dinheiro de volta integralmente e corrigido pela inflação – declarou o petista.
E continuou:
– O INSS começa a fazer os pagamentos em uma única parcela a partir do dia 24 deste mês. A Polícia Federal está investigando e os responsáveis pelos prejuízos dos aposentados serão julgados e punidos. Afinal, aposentadoria é um direito sagrado.
De acordo com o governo, os descontos foram feitos sem autorização dos beneficiários, principalmente por meio de convênios entre o INSS e associações de aposentados ou empresas privadas.
Apesar da fala de Lula, as queixas sobre cobranças indevidas aumentaram desde o início do atual mandato, em 2023. As regras e orientações para solicitar a devolução serão divulgadas nos canais oficiais do INSS.
Pleno News
