O calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina o período de 20 de julho a 5 de agosto para que partidos e federações realizem suas convenções para oficializar os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Com a proximidade do período, das seis legendas e federações que possuem pré-candidaturas próprias para disputar a Prefeitura do Natal, quatro já definiram as datas para suas convenções. Apenas o Avante e a federação PT/PV/PCdoB ainda não têm data definida.
A federação Psol/Rede, que tem a pré-candidatura de Camila Barbosa, ex-vereadora e ex-diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), fará sua convenção em 20 de julho. O evento está previsto para as 18h, na sede do Psol, na Cidade Alta. Segundo Camila, o processo de decisão do nome do vice será feito em debates internos e a federação está finalizando a construção da nominata com 30 nomes para disputar as vagas na Câmara Municipal.
No dia 26 de julho, é a vez do PSTU, que tem as pré-candidaturas do sociólogo Nando Poeta e o da pedagoga Luciana Lima para prefeito e vice-prefeita. O evento está previsto para acontecer na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), na Cidade Alta, e o horário deve ser definido nos próximos dias.
O dia 3 de agosto, por sua vez, foi escolhido pelo PSD e pelo União Brasil para suas convenções partidárias, embora os dois ainda não tenham definido local e hora para os eventos. O PSD oficializará a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que busca um quinto mandato.
Já o União Brasil oficializará a candidatura do deputado federal Paulinho Freire, que tem como vice já anunciada a ex-secretária de Planejamento de Natal e presidente municipal do Republicanos, Joanna Guerra. O parlamentar ainda analisa a possibilidade de se licenciar de seu mandato na Câmara dos Deputados, embora tenha dito que “talvez não seja necessário o afastamento”.
Ainda não definiram data
Os únicos que ainda não definiram data para suas convenções, até o fechamento desta edição, foram o Avante e a federação PT/PV/PCdoB.
O Avante terá a candidatura do ex-deputado federal Rafael Motta, que anunciou nas últimas horas que deverá ter uma mulher como vice – a ex-reitora da UnP Sâmela Gomes é a mais cotada no momento. Segundo o presidente municipal da legenda, Eduardo Campos, a data será definida “na próxima semana”.
Já a federação PT/PV/PCdoB, que tem como pré-candidata a deputada federal Natália Bonavides, também não definiu ainda data, hora e local do evento. Segundo Raimundo Alves, um dos articuladores da sigla, “provavelmente, será no dia 2 de agosto, com a presença de Gleisi Hoffmann” (presidente nacional do PT).
Agora RN