SELO BLOG FM (4)

Juristas internacionais contestam decisão de Moraes e apresentam ação urgente à Comissão Interamericana

FOTO: REPRODUÇÃO

Juristas estrangeiros apresentaram uma ação em caráter de urgência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra medidas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenaram o bloqueio da rede social X/Twitter em todo o Brasil.

A Alliance Defending Freedom (ADF), uma organização jurídica internacional, anunciou que protocolou essa “ação urgente” na Comissão. A ADF argumenta que a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem autoridade sobre o Brasil, conforme estabelecido pela Convenção Americana.

A ADF classificou as ações do STF como “censura” e afirmou que lutará judicialmente para que o Brasil cumpra com suas obrigações em matéria de direitos humanos. A organização, que foi fundada nos anos 90 e atua em vários países, destacou que a intervenção do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) viola a legislação internacional.

Em uma declaração, a ADF enfatizou: “Todo brasileiro tem o direito humano fundamental à liberdade de expressão. Estamos com o povo brasileiro contra a censura. Agora é o momento de a comunidade internacional responsabilizar o Brasil por suas obrigações em matéria de direitos humanos.”

Com informações de Terra Brasil Notícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • Muito bem! Embora exdrúxula, essa atitude internacional vem, a bom tempo, em defesa do povo brasileiro que espera e deseja, respeito aos direitos fundamentais inerentes à uma Nação Democrática.
    O caminho ideal, repito, não seria esse, deveria sim, ser cuidado pela nossa Corte Superior, a que cabe, constitucionalmente, impor o respeito aos preceitos constitucionais, porém, não o fazendo, abre espaço legal para essa, digamos, intromissão.

Comente aqui