SELO BLOG FM (4)

Junior Lima diz sofrer homofobia mesmo sendo hétero; sexóloga explica

FOTO: DIVULGAÇÃO

O cantor e produtor Junior Lima, de 41 anos, compartilhou um relato sobre a “homofobia” que enfrentou mesmo sendo um homem hétero. Em entrevista ao programa Saia Justa, do canal GNT, ele revelou que os boatos sobre sua sexualidade na adolescência geraram inseguranças profundas.

O músico explicou que seu jeito e o ambiente em que cresceu, rodeado pela mãe e irmã, sempre foram questionados.

“Sempre fui um homem que viveu na arte, que viveu dançando, na música, compondo… É um ambiente extremamente feminino, porque estava o tempo todo com a minha mãe e irmã. Eu tive uma sensibilidade muito aflorada, era um homem simpático, preocupado com as mulheres ao meu entorno. E isso se voltava contra mim. Naquela época, principalmente.”

Junior revelou que o preconceito persiste até hoje: “Um cara que se permitia dançar, como assim? E isso me atrapalha até hoje na minha profissão. Tem gente que tem preconceito comigo até hoje. Eu sou um homem hétero que, frequentemente, sofre com homofobia. É muito louco falar isso, mas é real”.

Sexóloga explica o que é homofobia
Para esclarecer o tema, a sexóloga Alessandra Araújo detalhou o que significa homofobia. “A homofobia é um termo que vai muito além de um simples ‘não gostar’ de pessoas homossexuais. A visão científica a define como um conjunto de atitudes negativas, preconceitos, discriminação e aversão que se manifesta em diferentes níveis na sociedade. Não é uma fobia clínica, como o medo de altura, mas sim um problema social e cultural.”

Ela explicou as quatro formas principais de homofobia: internalizada, interpessoal, institucional e cultural, ressaltando que a cultural é a base que sustenta as demais.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui