SELO BLOG FM (4)

Juiz revela nome de nova facção no RN e faz alerta: “Estado terá de redefinir espaços nos presídios para evitar mortes”

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais de Natal, confirmou que há uma nova facção em formação no Rio Grande do Norte. O magistrado informou que há um rompimento entre participantes de uma facção já existente no território potiguar, “Sindicato do Crime”. Com isso, de acordo com ele, o Estado deverá agora redefinir espaços dentro dos presídios para evitar mortes.

“Estão sendo apurados os detalhes [da nova facção]. Que é fato, é. O que se sabe é que tem um racha no Sindicato do Crime, e em razão disso, começa a surgir uma guerra entre eles, entre os que racharam e os que ficaram. Já há notícias de possíveis atentados e mortes no estado, mas ainda não conseguiu-se fazer a vinculação”, relatou, em entrevista ao jornal Agora RN.

A nova facção seria chamada “Comando 84”, e representa insegurança para a população potiguar. “O perigo é que eles comecem a se matar, e que pessoas inocentes sejam atingidas no fogo cruzado, assim como o aumento de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) no RN”, comentou Baltazar.

O juiz acredita que as facções devem brigar pelo comando do território na disputa pelo tráfico de drogas. “A guerra entre facções pode ocasionar problemas porque o Estado terá que redefinir espaços dentro do presídio, para evitar mortes dentro dos presídios. Uma coisa é trabalhar com duas facções, outra é trabalhar com três. Terá que redefinir os locais para recolher os presos”, pontuou.

Mesmo que o sistema prisional hoje esteja sob controle, Baltazar acredita que o Estado deve investir na investigação, já que sempre há riscos em relação a novas rebeliões. “Investigar e prender as pessoas que estão soltas e envolvidas”, frisou o juiz.

Em meados deste mês, após a prisão de dois homens e uma mulher no município de Bom Jesus, suspeitos por organização criminosa e tráfico de drogas, o delegado da Polícia Civil de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro, chegou a afirmar em vídeo nas redes sociais que uma nova facção estava criando força no RN.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a nova facção era formada por dissidentes do Sindicato do Crime e também do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui