Desde que voltou ao Brasil, em 29 de julho, depois de ter participado dos primeiros dias das Olimpíadas em Paris, a primeira-dama Janja Lula da Silva sumiu dos holofotes. Sua ausência na viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Chile e em demais compromissos do governante provocou especulações públicas sobre o motivo de seu sumiço.
A assessoria da primeira-dama informou nessa sexta-feira (16) que ela estava reclusa por estar fazendo aulas intensivas de inglês e francês e não acompanhou as últimas viagens do presidente para poder se dedicar.
Durante o período, integrantes do governo especularam sobre a possibilidade de a primeira-dama ter realizado uma cirurgia logo depois de ter voltado ao Brasil. A reportagem questionou se Janja realmente passou por algum procedimento cirúrgico, mas sua assessoria só disse que não comenta sobre sua vida pessoal.
A 1ª vez em que a ausência de Janja foi notada se deu na chegada de Lula a Santiago, no Chile, em 4 de agosto. O presidente viajou ao país andino para visita bilateral e foi recebido com honras de Estado. O presidente retornou ao Brasil em 6 de agosto. Nos dias seguintes, Lula teve outros 13 compromissos públicos, incluindo viagem ao Paraná e ao Rio Grande do Sul.
No sábado (10), o presidente participou de uma sessão de fotos com candidatos do PT às eleições municipais, em Brasília. Janja era esperada pelos petistas, mas não compareceu.
Com informações de Poder 360