Os Estados Unidos “devem controlar Israel” se quiserem evitar uma guerra regional, disse nessa sexta-feira (13) o ministro iraniano de Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, durante uma visita ao Líbano.
Já o movimento xiita libanês Hezbollah, que é apoiado por Teerã, afirmou que está “totalmente preparado” para se unir ao Hamas no conflito contra Israel no momento propício. Também nesta sexta-feira, Israel bombardeou o sul do Líbano como resposta a uma “tentativa de invasão” do Estado Judeu pelo norte, de acordo com autoridades em Jerusalém.
“Os EUA querem permitir a Israel destruir Gaza, e é um grave erro. Se os americanos querem evitar que a guerra se estenda por toda a região, devem controlar Israel. Se não detiverem os crimes israelenses, não sabemos o que pode acontecer”, afirmou o chanceler iraniano em Beirute.
Abdollahian chegou ao Líbano após uma viagem a Bagdá, capital do Iraque, em meio a uma ofensiva diplomática de Teerã na região. Em Bagdá, o chanceler iraniano se reuniu com o conselheiro de Segurança Nacional. Depois de Beirute, ele se dirigirá a Damasco, na Síria.
O giro regional do chanceler ocorre enquanto Israel se prepara para uma possível ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, alvo de bombardeios e de um cerco em retaliação aos ataques terroristas do grupo fundamentalista islâmico Hamas no último sábado. O conflito entre Israel e Hamas causou milhares de mortos dos dois lados.
Desde 7 de outubro, o Hezbollah efetuou alguns disparos de projéteis contra posições de Israel em apoio ao Hamas, seu aliado. E, nesta sexta, o subsecretario-geral do movimento xiita, Naim Qassem, afirmou que o grupo está em prontidão.
“Estamos completamente preparados e, quando chegue o momento de atuar, o faremos”, disse Qassem durante uma manifestação pró-palestina nos subúrbios do sul de Beirute.
Portal 98 FM
1 Comentário
Quem quer fazer, age como os terroristas do hammas fizeram, mas não soltando notinhas. Quem tem boga tem receios dessa FROTA acostada aí no Mediterrâneo, a qual, sozinha, sem perder um combatente, tem poderio bélico pra varrer do mapa esses indivíduos que se dizem “prontos”. Vai lá … cutuca, viu?